quarta-feira, 31 de março de 2010

E o que ela vê nele? ...



... Nossos amigos se interrogam sobre nossas escolhas, e nós fazemos o mesmo em relação às escolhas deles. O que é, caramba, que aquele Fulano tem de especial? E qual será o encanto secreto da Beltrana?


Vou contar o que ela vê nele: ela vê tudo o que não conseguiu ver no próprio pai, ela vê uma serenidade rara e isso é mais importante do que o Porsche que ele não tem, ela vê que ele se emociona com pequenos gestos e se revolta com injustiças, ela vê uma pinta no ombro esquerdo que estranhamente ninguém repara, ela vê que ele faz tudo para que ela fique contente,ela vê que os olhos dele franzem na hora de ler um livro e mesmo assim o teimoso não procura um oftalmologista, ela vê que ele erra, mas quando acerta, acerta em cheio, que ele parece um lorde numa mesa de restaurante mas é desajeitado pra se vestir, ela vê que ele não dá a mínima para comportamentos padrões, ela vê que ele é um sonhador incorrigível, ela o vê chorando, ela o vê nu,ela o vê no que ele tem de invisível para todos os outros.


Agora vou contar o que ele vê nela: ele vê, sim, que o corpo dela não é nem de longe parecido com o da Daniella Cicarelli, mas vê que ela tem uma coxa roliça e uma boca que sorri mais para um lado do que para o outro, e vê que ela, do jeito que é, preenche todas as suas carências do passado, e vê que ela precisa dele e isso o faz sentir importante, e vê que ela até hoje não aprendeu a fazer um rabo-de-cavalo decente, mas faz um cafuné que deveria ser patenteado, e vê que ela boceja só de pensar na palavra bocejo e que faz parecer que é sempre primavera, de tanto que gosta de flores em casa, e ele vê que ela é tão insegura quanto ele e é humana como todos, vê que ela é livre e poderia estar com qualquer outra pessoa, mas é ao seu lado que está, e vê que ela se preocupa quando ele chega tarde e não se preocupa se ele não diz que a ama de 10 em 10 minutos, e por isso ele a ama mesmo que ninguém entenda."






A Bela e o Burro



(Tati Bernardi)


Ontem depois que você foi embora confesso que fiquei triste como sempre.






Mas, pela primeira vez, triste por você. Fico me perguntando que outra mulher ouviria os maiores absurdos como, você, um homem de 32 anos, planejar ir a uma matinê brega com gente sem assunto no próximo domingo e, ainda assim, não deixar de olhar pra você e ver um homem maravilhoso.






Que outra mulher te veria além da sua casca? Você não entende que eu baixei a música do "Midnight Cowboy" e umas boas do Talking Heads, Vinícius de Morais e do Smiths porque achei divertido te fazer uma massa ouvindo algumas músicas que dão vontade de viver. Uma massa que você não vai comer porque está perdendo o paladar para o que a vida tem de verdadeiro e bom. É tanta comida estragada, plastificada e sem sal, que você está perdendo o paladar para mulheres como eu. E você não sabe como vale a pena gostar de alguém e acordar na casa dessa pessoa e tomar suco de manga lendo notícias malucas no jornal como o cara que acha que é vampiro. Tudo sem vírgula mesmo e, nem por isso, desequilibrado ou antes da hora.






Você não sabe como isso é infinitamente melhor do que acordar com essa ressaca de coisas erradas e vazias. Ou sozinho e desesperado pra que algum amigo reafirme que o seu dia valerá a pena. Ou com alguma garotinha boba que vai namorar sua casca. A casca que você também odeia e usa justamente para testar as pessoas "quem gostar de mim não serve pra mim".


E eu tenho vontade de segurar seu rosto e ordenar que você seja esperto e jamais me perca e seja feliz. E entenda que temos tudo o que duas pessoas precisam para ser feliz. A gente dá muitas risadas juntos. A gente admira o outro desde o dedinho do pé até onde cada um chegou sozinho. A gente acha que o mundo está maluco e sonha com a praia do Espelho e com sonos jamais despertados antes do meio-dia. A gente tem certeza de que nenhum perfume do mundo é melhor do que a nuca do outro no final do dia. A gente se reconheceu de longa data quando se viu pela primeira vez na vida.






E você me olha com essa carinha banal de "me espera só mais um pouquinho". Querendo me congelar enquanto você confere pela centésima vez se não tem mesmo nenhuma mulher melhor do que eu. E sempre volta.


Volta porque pode até ter uma coxa mais dura. Pode até ter uma conta bancária mais recheada. Pode até ter alguma descolada que te deixe instigado. Mas não tem nenhuma melhor do que eu. Não tem.






Porque, quando você está com medo da vida, é na minha mania de rir de tudo que você encontra forças. E, quando você está rindo de tudo, é na minha neurose que encontra um pouco de chão. E, quando precisa se sentir especial e amado, é pra mim que você liga. E, quando está longe de casa gosta de ouvir minha voz pra se sentir perto de você. E, quando pensa em alguém em algum momento de solidão, seja para chorar ou para ter algum pensamento mais safado, é em mim que você pensa. Eu sei de tudo. E eu passei os últimos anos escrevendo sobre como você era especial e como eu te amava e isso e aquilo. Mas chega disso.






Caiu finalmente a minha ficha do quanto você é, tão e somente, um cara burro. E do quanto você jamais vai encontrar uma mulher que nem eu nesses lugares deprê em que procura. E do quanto a sua felicidade sem mim deve ser pouca pra você viver reafirmando o quanto é feliz sem mim e principalmente viver reafirmando isso pra mim. Sabe o quê? Eu vou para a cama todo dia com 5 livros e uma saudade imensa de você. Ao invés de estar por aí caçando qualquer mala na rua pra te esquecer ou para me esquecer. Porque eu me banco sozinha e eu me banco com um coração. E não me sinto fraca ou boba ou perdendo meu tempo por causa disso. E eu malho todo dia igual a essas suas amiguinhas de quem você tanto gosta, mas tenho algo que certamente você não encontra nelas: assunto. Bastante assunto.






Eu não faço desfile de moda todos os segundos do meu dia porque me acho bonita sem precisar de chapinha, salto alto e peito de pomba.


Eu tenho pena das mulheres que correm o tempo todo atrás de se tornarem a melhor fruta de uma feira. Pra depois serem apalpadas e terem seus bagaços cuspidos.






Também sou convidada para essas festinhas com gente "wanna be" que você adora. Mas eu já sou alguém e não preciso mais querer ser. E eu, finalmente, deixei de ter pena de mim por estar sem você e passei a ter pena de você por estar sem mim. Coitado.






terça-feira, 30 de março de 2010

Pablo Neruda




“É tão difícil as pessoas razoáveis se tornarem poetas,


quanto os poetas se tornarem razoáveis.”
Pablo Neruda




‘’Quero apenas cinco coisas...



Primeiro é o amor sem fim


A segunda é ver o outono


A terceira é o grave inverno


Em quarto lugar o verão


A quinta coisa são teus olhos


Não quero dormir sem teus olhos.


Não quero ser... sem que me olhes.


Abro mão da primavera para que continues me olhando.’’














segunda-feira, 29 de março de 2010

"Eu apenas queria que você soubesse

Que aquela alegria ainda está comigo

E que a minha ternura não ficou na estrada

Não ficou no tempo, presa na poeira
Eu apenas queria que você soubesse

Que esta menina, hoje é uma mulher

E que esta mulher é uma menina

Que colheu seu fruto, flor do seu carinho
Eu apenas queria dizer a todo mundo que me gosta

Que hoje eu me gosto muito mais

Porque me entendo muito mais também
E que a atitude de recomeçar é todo dia, toda hora

É se respeitar na sua força e fé

E se olhar bem fundo até o dedão do pé..." (Gonzaguinha)





segunda-feira, 22 de março de 2010

Hoje levantei cedo pensanado no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite.É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.



Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer as águas por lavarem a poluição.Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minha finanças,evitando o disperdicio.Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por está vivo.Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido.Posso reclamar por tudo por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho.Posso sentir tédio com o trabalho domestico ou agradecer a DEUS.Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.Se as coisas não saírem como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.E aqui estou EU,o escultor que pode dar forma.


TUDO DEPENDE SÓ DE MIM!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Hoje eu enxerguei em você alguém tão comum, alguém tão impossível de me fazer feliz de novo, alguém que pertence a um passado tão, mas tão distante, alguém que não soube ser o centro da minha vida por nem ter controle ainda da própria, alguém que no fundo se incomoda tanto por eu não lembrar de todas essas coisas mas que é tão medroso que nunca vai admitir, que eu acabei enxergando o quanto tudo pode ser maravilhoso se eu quiser que assim seja, o quanto o percurso que a minha vida irá tomar está somente em minhas mãos, o quanto eu posso ser maravilhosa, diferente, se eu me ver desta forma. E hoje, por não me lamentar mais pela sua perda, pelo nosso fim, que eu senti que o nosso fim se lamentou por me perder.
Quer saber o que eu penso?

Tente se colocar no meu lugar, tente ser eu.
Você irá compreender o porque das coisas que fiz, faço e das que ainda vou fazer.
Talvez eu não faça diferença, mas eu sei da minha própria existência,
sei meu real valor, não sei muito bem o que quero, mas sei o que não quero.
E se nada der certo as consequências serão somente minhas, eu pagarei pelos meus erros.
Não me acho melhor ou pior do que ninguém, nem acho que sou essa “fortaleza”
que as pessoas próximas teimam em me dizer.
Apenas odeio e amo.
Porque o faço, talvez perguntes. Não sei.
Mas sinto que é assim, e sofro com isso.
Se eu fosse ainda mais ousada perceberia que estou confusa, mas quero estar assim,
por que ao menos em confusões eu me acho e me acolho.
Nada mais coexiste, nada mais necessita e eu sou só mais uma louca.
Entre amores e dores, sonhos e sabores, sinto-me fria, sinto-me quente,
essa instabilidade e inconstância me deixam sempre dormente.
"E tudo que eu andava fazendo e sendo eu não queria que ele visse nem soubesse, mas depois de pensar isso me deu um desgosto porque fui percebendo, por dentro da chuva, que talvez eu não quisesse que ele soubesse que eu era eu, e eu era."


♪....Procuro a Solidão



Como o ar procura o chão


Como a chuva só desmancha


pensamento sem razão


Procuro esconderijo


encontro um novo abrigo


como a arte do seu jeito


e tudo faz sentido


calma pra contar nos dedos


beijo pra ficar aqui


teto para desabar


você para construir

Procuro a Solidão


Como o ar procura o chão


Como a chuva só desmancha


pensamento sem razão


Procuro esconderijo


encontro um novo abrigo


como a arte do seu jeito


e tudo faz sentido


...calma pra contar nos dedos


beijo pra ficar aqui


teto para desabar


você para construir .....♫


quarta-feira, 17 de março de 2010

''Deixe-me ficar com esta lembrança... por favor, só essa"